543836852489950 Modos Gregos - 02 | Science of Guitars

Modos Gregos - 02

Tocando as sonoridades no campo harmônico de C maior relativa Am

Aplicando pentas modais, arpejos e escalas naturais.

O conceito traz todas sonoridades no mesmo campo harmônico e suas peculiaridades. 

Não há modulação nesse caso, apenas cada grau é demonstrado com o playback que mostra a sonoridade de resolução ou seja; que indica cada modo com sua sonoridade própria, ou as características peculiares de cada grau e seus intervalos marcantes.

Fazendo isso você consegue entender cada grau com a sua sonoridade própria e, aplicar essa ideia, tanto nas suas improvisações quanto nas suas composições. 

Segue a construção dos modos.

Cada grau da escala de dó maior gera um modo peculiar em sua sonoridade.

I – Dó (Jônio) – T (Dó), 2 (Ré), 3 (Mi), 4 (Fá), 5 (Sol), 6 (Lá) e 7M (Si).

II – Ré (Dórico) – T (Ré), 2 (Mi), 3b (Fá), 4 (Sol), 5 (Lá), 6 (Si) e 7 (Dó).

III – Mi (Frígio) – T (Mi), 2b (Fá), 3b (Sol), 4 (Lá), 5 (Si), 6b (Dó) e 7 (Ré).

IV – Fá (Lídio) – T (Fá), 2 (Sol), 3 (Lá), 4# (Si), 5 (Dó), 6 (Ré) e 7M (Mi).

V – Sol (Mixolídio) – T (Sol), 2 (Lá), 3 (Si), 4 (Dó), 5 (Ré), 6 (Mi) e 7 (Fá).

VI – Lá (Eólio) – T (Lá), 2 (Si), 3b (Dó), 4 (Ré), 5 (Mi), 6b (Fá) e 7 (Sol).

VII – Si (Lócrio) – T (Si), 2b (Dó), 3b (Ré), 4 (Mi), 5b (Fá), 6b (Sol) e 7 (Lá).

Use o playback abaixo e sinta como é legal cada sonoridade.

Apenas aplicando essas 3 ferramentas. 

Penta modal, arpejos e escalas naturais. 

Veja o vídeo em tamanho grande, clicando no lado inferior direito para visualizar as tablaturas.

7 Modos No mesmo CH -
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Penta natural fechada e aberta no Ch de C maior relativa Am

Modo Jônio C7+

Agora nós vamos explorar a sonoridades dos modos dentro do mesmo campo harmônico ou seja; C maior relativa Am. 

Portanto tocaremos os playbacks em (C Jônio) (Dm Dórico (6) ) (Em Frígio (9b) )  (F lídio (4#)) (G7 dominante) 

(Am7 (6b) relativa) e (B semi diminuto ou (7 5b) ) começando pelo I grau modo Jônio. 

A ideia é conhecer a escala pentatônica natural fechada e a pentatônica aberta que é a fusão de 2 desenhos da fechada. 

Usando esse recurso você poderá aplicar as técnicas de sweep picking, na penta aberta. 

A mesma mecânica serve para todos shapes.

Já na penta fechada fica em aberto para você usar os conceitos de técnica livremente, como ligados, slides, vibratos, bends e as palhetadas sweep ou alternada.

Tudo será (LIVRE) ampliando os seus recursos para improvisação.

Então vamos conhecer a ideia.

Modo Jônio em Cmaior - Hard Alexandre
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Modo Dórico Dm7 (6)

Reparem que quando tocamos a nota Sol (G), na corda Si (B), a sonoridade peculiar do modo aparece e fica marcante.

Modo Dórico Dm7 (6) -
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Modo Frígio Em7 (9b)

Esse modo em particular tem uma queda para gerar instabilidade. No caso desse playback é tocado o acorde de Em7 e Em7 com baixo na 2b ou 9b uma oitava acima ou seja; a nota Fá. 

Isso traz toda instabilidade na penta, ficando melodicamente flutuante. 

Podemos abusar de combinações de saltos.

Preste atenção na mudança do acorde de Em 7 para Em7/2b e, escolha as melhores notas, é fundamental para a sua penta fluir com a sonoridade PRÓPRIA e marcante.

Modo Frígio Em7 (9b) -
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Modo Lídio F7+(4#)

O modo Lídio é muito peculiar por causa da sua 4# porém; nesse caso e noutros dos modos acima exploramos uma sonoridade natural. 

Apenas as pentas naturais fechadas e abertas podem se encaixar nesses modos. 

Esse shape é uma adaptação ao F7+ para podermos tocar os 7 graus, já que a penta natural só tem 5 graus e, é idêntico ao shape do modo Jônio tocado anteriormente. 

A penta modal que esta no primeiro vídeo traz todas características dos intervalos únicos de cada grau. Então vamos tocar um pouco dessa sonoridade.

Modo Lídio (4#) -
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Modo Mixolídio G7

O modo mixolídio é o 5 grau do Ch de c maior relativo Am. 

O único acorde maior com 7 menor ou o acorde sus ou F/G ( FÁ COM BAIXO EM SOL) pode substitui-lo. 

Traz uma sonoridade suspensa, resolutiva ou até tensa. 

A penta natural fechada e aberta ajudam a expandir ainda mais possibilidades.

Vamos a elas...

Modo Mixolídio G7 -
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Modo Eólio Am7 (6b)

O modo Eólio traz uma tristeza em sua peculiaridade é o VI (6b) grau do Ch e, se comunica de forma resolutiva trazendo o ch menor. 

Vamos mudar o estilo e tocar o eólio no reggae. 

Você pode abrir novas ideias com Wha wha, mute picking. 

Dessa forma abrimos os conceitos.

Modo Eólio Am7 -
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Modo Lócrio (75b) B semi diminuto

O modo Lócrio é o VII grau, ele é conhecido por substituir o V grau que é um acorde de tensão. Sua função é causar uma preparação e resolver em uma sonoridade fundamental ou tônica.

Modo Lócrio 7 5 b -
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