543836852489950

Essa home foi feita para destrinchar ideias de fraseados em cima dos famosos Standards de jazz. 

Os temas e conceitos escolhidos nessa primeira etapa visam a aplicação de fraseados no II V I. 

É bom ressaltar que nesses casos o II e o I  se comunica dentro do mesmo centro tonal ou seja; quando você toca a escala do I ela soa no II e vice versa. 

Já no caso do V grau dominante a coisa pode progredir de inúmeras formas por se tratar de um acorde de tensão portanto; ele flertará com simetrias Dom Dim / Diminutas / Escalas do campo Harmônico Menor Melódico e Menor Harmônico/ Hexafônico e Sobreposições por trítono. 

Realmente existem milhares de situações quando encontramos um acorde dominante, explorei algumas dessas formas nesses fraseados.

 É muito fácil sentir isso no som quando você estiver ligado ouvindo atentamente o V grau dominante dos fraseados criados para o II V I. 

Agora vamos desmembrar uma sequência de frases nos temas, Tune Up do Miles Davis e Impressions do Coltrane e a seguir um conceito pessoal que mistura o II V I com dois acordes de preparação, um no IV grau natural e o outro no VII grau do campo Harmônico Menor Harmônico.

Bora estudar.

Primeiramente ouçam as frases inteiras
Tune up todas frases juntas -
00:00 / 00:00
Agora por etapas, acompanhando a tablatura abaixo
                                        Frase  1
Frase 1 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 2 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 3 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Toque as 3 frases com o Playback
Playback Tune Up - Mile Davis
00:00 / 00:00
Agora uma sessão dedicada ao II Com a música Impressions do Coltrane. Logo após o tema começam as frases.
Todas as frases juntas - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 1 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 2 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 3 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 4 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 5 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Então vamos aplicar o mesmo conceito de II V I, agora em um tema livre, que traz 2 acordes de preparação o IV grau C7+ do campo harmônico de G maior e o VII grau G#o do campo harmônico de A menor harmônico.
Todas as frases - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 1 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 2 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 3 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Frase 4 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Parte 2
2- Frase 1 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
2-Frase 2 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
2-Frase 3 - Hard Alexandre
00:00 / 00:00
Aplique todas as frases no playback
Playback - Hard Alexandre
00:00 / 00:00

Todos os Pdfs para impressão